FB Instagram
Sistema imunológico e alimentação

Sistema imunológico e alimentação

Por Jéssica Silva

A alimentação é, realmente , uma associada da imunidade. Tudo o que comemos pode reduzir ou aumentar as chances de ficarmos doentes ou favorecer ou dificultar em nossa recuperação. 

E o inverno é um momento importante para fortalecer o sistema imunológico através de uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Quanto mais cores e variedades for a alimentação, maiores são as chances de o sistema imunológico estar bem preparado e forte. Alguns nutrientes, como vitamina C, vitamina D, zinco, selênio, ferro e proteína, são críticos para a boa imunidade. 

Veja aqui alguns alimentos ricos em nutrientes que vão ajudar a fortalecer as defesas do nosso organismo.

Frutas cítricas como laranja, limão, acerola e kiwi que são conhecida por serem ricas em vitamina C, com sua função antioxidante estimula a produção de glóbulos brancos, que são as células responsáveis por combaterem vírus e bactérias.

Peixes como salmão, sardinha e atum que são ricos em ômega 3, uma classe de gordura saudável que possui propriedades anti-inflamatórias, ela tambem auxilia na regulação do sistema imunológico e na redução da inflamação do corpo.

Vegetais verde-escuros como espinafre, couve, brócolis e rúcula são ricos em vitamina A, C e E, além de minerais como ferro e zinco. Todos eles são essenciais para a produção de células de defesa.

Sementes de girassol, linhaça, castanha-do-pará e amêndoas são fontes de selênio e vitamina E esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e protegem nossas células contra danos causados pelos radicais livres.

Própolis é um bactericida natural e tem forte ação anti-inflamatória. É encontrado nas versões alcoólico e não alcoólico, sendo o primeiro com ação mais potente porem não são indicados para crianças, gestantes e pessoas com restrições alcoólicas.

Cenoura, batata-doce, aboboras, mamão são ricos em betacaroteno, que no nosso organismo é convertido em vitamina A. Ela desempenha um papel fundamental na saúde das nossas mucosas, que são nossa primeira linha de defesa contra invasores externos.