FB Instagram
SIPAT - Prevenção aos riscos de acidente no trabalho

SIPAT - Prevenção aos riscos de acidente no trabalho

Por Alex Silveira

Gerente

Incidente, acidente ou suicídio não consciente (SIPAT – uso de EPIs)

Vamos falar de uma coisa muito séria, que todos os anos inclusive se tira um mês para falar a respeito de sua prevenção. Falaremos aqui do suicídio, que anualmente leva inúmeras pessoas a morte, por uma dor que se passa em seu interior e não encontra alternativas para lidar com ela, sendo como único desfecho para eliminar a dor é tirando a própria vida. Neste caso a pessoa passa por uma condição psicológica que não encontra suporte e que por muitas vezes, quem está ao seu redor não sabe o que fazer, quando também pode ser tratado com desdém ou frescura. Neste caso de sofrimento, se pensa tanto em acabar tirando a própria vida, que por muitas vezes aparece algumas oportunidades, e o que foi ensaiado repentinamente em seus pensamentos, passa a ser praticado. Algumas pessoas, conseguem o rompimento da vida, outros, podem aumentar os problemas devido a tentativa sem sucesso e com danos causado pelo ato, alguns conseguem socorro a tempo, dando ainda um suspiro para encarar a vida novamente. Nestes casos citados há um desejo da morte por uma dor, e quando não há desejo de morrer? Porém, os comportamentos são caminhos facilitadores até ela, podemos chamar de um tipo de suicídio não intencional?

Se o suicídio é um ato contra a própria vida, poderia se dizer que quem bebe e dirige um carro embriagado, é uma tentativa de suicídio e/ou assassinato não intencional? Chamo a atenção para estes fatores, porque muitas vezes, sabemos de vários riscos que corremos, conseguimos ter previsões de acidentes, porém, a morte, por não está próximo à nossa porta e dar a impressão de ser algo distante, sempre do outro, há pouca preocupação na preservação da vida. A morte pode ser dois tipos, uma morte física e outra existencial. Na morte física se interrompe o ciclo da vida por óbito, na existencial a pessoa fica num estado inerte, apático, desesperanço, melancólico, tendo, todas as possibilidades de se relacionar com o mundo, porém, devido ao estado psicoemocional, não sente interesse.

Estes fatores citados estão relacionados ao cotidiano e ocorre também no mundo do trabalho, quando as tarefas realizadas põem a vida em risco, seja ela física ou existencial. Pois é visto, que para se otimizar o tempo das tarefas, por incômodo ou por causa do calor, muitos profissionais descuidam dos equipamentos de proteção individual (EPIs), acreditando que nunca irá acontecer nada de mal, pois lembrando que a morte parece ser sempre do outro, até que ela esbarra em nossa porta. O descuido não compromete somente a vida de quem se envolveu no acidente, mas também das pessoas envolvida em seu ciclo, principalmente a família, pois uma perca da mão, faz com que aquele pai, perca a possibilidade de acariciar seu filho, um cavaco arremessado de uma lixadeira nos olhos, pode fazer com que jamais, esta pessoa possa ver a luz do sol ou o sorriso da pessoa amada e assim por diante. O ato deste crime não está só no prejuízo das suas possibilidades com a vida, mas também na possibilidade que sua família teria de interagir com sua pessoa, pois lembre-se que o desejo deste filho seria pegar na mão do pai ou da mãe, mas por descuido, uma forma de suicídio não intencionado, morreu esta possibilidade. Quem sabe esta criança gostaria de olhar nos olhos do pai, mas por um ato suicida não intencional, fez perder a visão, o abraço, o jogo de futebol, o happy hour com amigos etc. Vamos fazer a prevenção ao suicídio, iniciando dos bons exemplos que possamos fazer aos nossos filhos, preservando cada detalhe para que a experiência com a vida, ocorra da melhor maneira possível. Sem o egoísmo de pensar somente em si mesmo, mas lembrando que após um expediente de trabalho, há pessoas querendo te ver, te tocar, interagir com você. Quando você usa seus EPIs, esta manifestando o respeito pela sua vida e de todas as pessoas que você ama. Uma vez que suas ações estão coerentes e conscientes, diminuem os incidentes, distanciando a morte pelos acidentes, evitando assim o suicídio não consciente.