FB Instagram
Bullying Escolar

Bullying Escolar

Por Alex Silveira

Gerente

PALESTRA- BULLYING ESCOLAR

 

Bullying escolar se define em sua terminologia como maus tratos, vitimização, intimidação, agressividade e violência entre pares. É uma forma de assédio que define por cercar uma pessoa, causando violência, seja por perseguição, intimidação de maneira repetitiva e cuja intenção é de provocar exposição, instabilidade, diminuição, entre outros aspectos que leva vitima ao sofrimento.

Geralmente os alvos dos agressores do Bullying, na sua maior parte, são pessoas que apresentam dificuldade de se socializar, baixa autoestima, inseguras, quietas, que não reagem as provocações do agressor, guardando o sofrimento para si mesma. Geralmente as agressões cometidas pelos bullies (significa valentões), são diante de plateia, ou seja, de forma expositiva, porém, mesmo não estando ligado diretamente ao ato do agressor, as testemunhas se calam, por receio de retaliação, de se tornarem alvo ou até mesmo as próximas vítimas.

O Bullying é reforçado por expectadores que o assiste, geralmente, quando um colega está sendo exposto e ridicularizado, outros colegas, tendem a reforçar o comportamento, dando risadas, aplaudindo e muitas vezes incentivando ainda mais o comportamento do agressor.

Ao se deparar com situações de Bullying, não podemos nos calar, podemos quebrar este ciclo doentio das relações, não incentivando a exposição desagradável, denunciando ou pedindo ajuda, seja, para os professores, colegas, para os pais, guarda municipais (153), polícia militar (190) e outras autoridades.

Lembre-se que tanto a vítima quanto os agressores precisam de ajuda. A vítima por sofrer cada vez mais, deteriorando sua autoestima e conceitos que tem de si mesmo, podendo ocasionar tragédias que vai desde ansiedades, depressão, ataques de pânico, até mesmo suicídio ou surtos com ataques violentos aos agressores, muitas vezes fatais. Os agressores também precisam de suporte, pois há uma grave deterioração do seu desenvolvimento afetivo e moral, muitas vezes com quadro familiar disfuncional.

 

 

REFERENCIAS

LOPES NETO, A. A.. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 5, p. s164–s172, nov. 2005.

Silva, Ana Bestriz Barbosa. Bullying, mentes perigosas na escola – Como identificar a violência e o preconceito. Ed Globo 2º edição – São Paulo, 2015.

FRANCISCO, M. V.; LIBÓRIO, R. M. C.. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 2, p. 200–207, 2009.

 

SOBRE O AUTOR

Alex Silveira

Psicólogo clínico, pós graduado em estratégias de saúde da família, intervenções multisciplinar em drogas, mediação de conflitos, comunicação não violenta, coaching na mediação e conciliação – Especialista em crises existências e transtornos emocionais. Atualmente,  psicólogo clínico e palestrante - Fundador e CEO da empresa Espaço Alex Silveira, consultório de psicologia e nutrição.