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ALEX SILVEIRA
GERENTE
Psicólogo especialista em terapia familiar e vícios, outras terapias e serviços de alta qualidade.
PALESTRA- BULLYING ESCOLAR
Bullying escolar se define em sua terminologia como maus tratos,
vitimização, intimidação, agressividade e violência entre pares. É uma forma de
assédio que define por cercar uma pessoa, causando violência, seja por
perseguição, intimidação de maneira repetitiva e cuja intenção é de provocar
exposição, instabilidade, diminuição, entre outros aspectos que leva vitima ao
sofrimento.
Geralmente os alvos dos agressores do Bullying, na sua maior parte,
são pessoas que apresentam dificuldade de se socializar, baixa autoestima,
inseguras, quietas, que não reagem as provocações do agressor, guardando o
sofrimento para si mesma. Geralmente as agressões cometidas pelos bullies
(significa valentões), são diante de plateia, ou seja, de forma expositiva,
porém, mesmo não estando ligado diretamente ao ato do agressor, as testemunhas
se calam, por receio de retaliação, de se tornarem alvo ou até mesmo as
próximas vítimas.
O Bullying é reforçado por expectadores que o assiste, geralmente,
quando um colega está sendo exposto e ridicularizado, outros colegas, tendem a
reforçar o comportamento, dando risadas, aplaudindo e muitas vezes incentivando
ainda mais o comportamento do agressor.
Ao se deparar com situações de Bullying, não podemos nos calar,
podemos quebrar este ciclo doentio das relações, não incentivando a exposição
desagradável, denunciando ou pedindo ajuda, seja, para os professores, colegas,
para os pais, guarda municipais (153), polícia militar (190) e outras
autoridades.
Lembre-se que tanto a vítima quanto os agressores precisam de
ajuda. A vítima por sofrer cada vez mais, deteriorando sua autoestima e
conceitos que tem de si mesmo, podendo ocasionar tragédias que vai desde
ansiedades, depressão, ataques de pânico, até mesmo suicídio ou surtos com
ataques violentos aos agressores, muitas vezes fatais. Os agressores também
precisam de suporte, pois há uma grave deterioração do seu desenvolvimento
afetivo e moral, muitas vezes com quadro familiar disfuncional.
REFERENCIAS
LOPES NETO, A. A..
Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, v. 81,
n. 5, p. s164–s172, nov. 2005.
Silva, Ana Bestriz
Barbosa. Bullying, mentes perigosas na escola – Como identificar a violência e
o preconceito. Ed Globo 2º edição – São Paulo, 2015.
FRANCISCO, M. V.;
LIBÓRIO, R. M. C.. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino
fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 2, p. 200–207, 2009.
SOBRE O AUTOR |
Alex Silveira
Psicólogo clínico, pós graduado em
estratégias de saúde da família, intervenções multisciplinar em drogas,
mediação de conflitos, comunicação não violenta, coaching na mediação e
conciliação – Especialista em crises existências e transtornos emocionais.
Atualmente, psicólogo clínico e palestrante
- Fundador e CEO da empresa Espaço Alex Silveira, consultório de psicologia e
nutrição.