FB Instagram
Orientação para iniciar uma família

Orientação para iniciar uma família

Por Alex Silveira

Gerente

Do latim – da palavra Famulus ou Famuli no plural - conjunto de propriedade de alguém, grupo doméstico, inclusive escravos. Palavra usada para representar o pertencimento a uma tribo. O Conceito refere-se ao conjunto de pessoas, atribuídas grau de parentescos com vínculos afetivos, vivendo numa mesma casa, designada por um lar. De forma mais comum, uma família tradicional, compondo o que se chama de família nuclear e/ou elementar, unidas por matrimônio e filhos. Há outros modelos também representada como nuclear e extensa, matrimonial, informal, monoparental, anaparental, reconstituída, unipessoal. Contudo, indiferente do modelo, considera-se a família como instituição que possa ser capaz de oferecer o cuidado e segurança, respeito, dignidade na base do carinho e afeto, responsável pela modelagem primária dos seus filhos, proporcionando educação, socialização, valores éticos e morais, tradições e outros.

A família por ser um grupo que precisa se organizar e viver em comunhão e também como base e força propulsora para o crescimento dos membros, fica entendida como instituição, não diferente de outros modelos institucionais como empresas. Toda empresa para iniciar de forma satisfatória, precisa-se pensar qual a missão, a visão e os valores. A missão da instituição familiar tem relação com a finalidade, qual o motivo, para que? E por que? Você quer se casar. A visão está relacionada com o projeto de curto, médio e longo prazo desta família. Já os valores visam nortear a busca e a concretização da sua missão e da visão, sem que desvie para a esquerda ou direita, mas com raízes num propósito baseado na sua ética, moral e crenças. Uma vez definido os conceitos da instituição familiar, baseado na ideia de aonde estamos e para aonde se quer chegar, cabe o próximo passo, que é organizar setores, por exemplo: setor de compras, financeiro, manutenção etc. Na família isso não ocorre diferente, faz se necessária educação financeira, boa comunicação, transparência, segurança e outros elementos que compõe um processo para uma vida sadia e feliz.

Como já se foi dito anteriormente, de como iniciar uma família, vamos agora ao passo da iniciação familiar, pois comparado numa empresa, quando ocorre a necessidade de alguém, abre-se então um processo seletivo para recrutamento e seleção pessoal. Neste caso a pessoa recrutada terá que se obter de algumas competências necessárias para a contratação, por exemplo: há vaga para cuidar do setor da contabilidade, mas se recebe alguns currículos que não condiz com a vaga, portanto não se pode contratar alguém com outras formações e competências, pois poderá ter problemas. Assim ocorre também, no processo seletivo para iniciar um bom planejamento familiar, muitas vezes, a pessoa que enviou o currículo para o coração, tem uma história muito divergente, cheio de hábitos e crenças enraizadas que não condiz com o planejamento de vida, neste caso para dar certo, o esforço para adaptações é muito grande, necessitará de muitos treinamentos, que muitas vezes a pessoa não estará disposta a fazê-lo, e logo aparecem os murmúrios, por criar uma expectativa fora das competências do currículo da outra pessoa. Então diria que o processo de recrutamento e seleção, foi falho por não observar e ter se entregue as paixões, numa fantasia de erotização. Mas caso o recrutamento tenha sido satisfatório, então se fará a integração desta pessoa na empresa, no caso da instituição família, chamamos de namoro.

O Namoro é um processo de integração para o projeto de família, pois permitirá perceber se à pessoa irá se adaptar a missão, visão e valores. Isto conta das duas partes. No namoro, será observado os vícios, manias e outros fatores que possivelmente pesará num convívio de longo prazo. Uma vez que analisado este processo, então, esta pessoa entraria para uma efetivação, num cargo mais importante, o que chamaríamos de noivado. No noivado já se foi percebido que os dois tem potenciais de crescimento, pois mantem os olhos fixos no mesmo objetivo e mesmo que um pense diferente do outro, mantem-se firmes no propósito, fazendo economias e investimentos juntos em prol de uma moradia e outras coisas, para a iniciação e formalização da vida de casal. Uma vez que se está alinhado na missão, visão e valores estão prontos para assumir uma sociedade majoritária de 50%, de maneira que será divido entre os dois o rumo da instituição familiar, desde os projetos materiais como, qual carro compraremos? Para aonde viajaremos? Os moveis da casa, etc.… até mesmo o rumo da educação e preservação dos valores e tradição.

Quando se inicia uma empresa, geralmente o pensamento está intencionado para dar certo, e iremos lutar para isso acontecer. Assim, se deve também a instituição familiar, não se pode iniciar com o pensamento de que se não der certo a gente separa, este argumento está fora de cogitação. O matrimônio é um tipo de instituição que tem muitas coisas envolvidas, patrimônios, sonhos, inclusive os filhos. Diria se que precisa pensar que não há outra possibilidade, tem que dar certo, e se por algum motivo não está, precisamos rever nossos planos iniciais, de qual o momento começamos a caminhar desviando nossos olhares de nossa missão visão e valor.