FB Instagram
Relacionamentos Abusivos

Relacionamentos Abusivos

Por Mari F. Povoa

A palavra “relacionamento” vem do latim “relatio” que tem sua raiz na palavra “relatus” na qual é uma forma do verbo “refero” que tem o seu significado no sentido de trazer alguma coisa de volta, porém com o passar do tempo o significado da palavra “relação” mudou para a “ligação entre duas coisas ou pessoas”. Já a palavra abuso, vem do latim “abusos” que quer dizer “uso excessivo de algo”, como fazer abuso da própria força, transgressões dos bons costumes, exploração, abuso de autoridade, confiança, direitos e assim por diante.

Um relacionamento se torna abusivo quando existe o uso excessivo de controle, manipulação ou posse, e a vítima não percebe que está envolvida nesse ciclo devido a romantização do ciúme, no qual sempre vem acompanhado da frase: “Um pouco de ciúmes é saudável”. O ciúme é um sentimento natural do ser humano, mas ele pode se tornar patológico e nesse ponto requer a ajuda de um psicólogo.

Existem três tipos de ciúmes: normal, aquele que faz parte do cuidado, do zelo, é protetor e não possessivo, não causa desentendimentos ou problemas. Existe o ciúme exagerado, aqui começa a sair do que é natural e passa a sair do controle, causa tristeza e desconforto para a pessoa que sente, geralmente é causado por insegurança, baixa autoestima, depressão ou ansiedade. E por fim temos o ciúme patológico, é totalmente diferente do ciúme normal ou exagerado, pois ele causa sofrimento para quem sente e para quem é objeto desse sentimento. Esse ciúme é causado por situações ou ideias irreais, fantasiosas ou até mesmo delirante.

Uma vez entendendo o que de fato é o ciúme, começamos também a entender quando o relacionamento é abusivo, uma vez que o ciúme é uma das causas do abuso nos relacionamentos.

Dentro de todo relacionamento abusivo existe um ciclo:



Aumento da tensão na relação---- Ato de violência----Arrependimento

 

 

É sempre o mesmo ciclo, existe um aumento da tensão na relação, geralmente (não unicamente) parte do ciúme, desconfiança, então vem o ato de violência que pode ser verbal ou físico e em seguida o arrependimento com frases como: “Me perdoa” “Isso não vai mais acontecer” “Eu não queria te machucar” .... Então passasse um período de aparente calma e tudo se repete.

Existem cinco formas de abuso:

Ø  Psicológico: ameaçar, constranger, humilhar, manipular, proibir de estudar, viajar ou falar com amigos e parentes. Vigilância constante, chantagear, ridicularizar, distorcer ou omitir fatos para deixar a vítima em dúvida sobre sua sanidade.

Ø  Moral: acusar de traição, emitir juízos morais sobre a conduta, fazer críticas mentirosas, expor a vida intima, rebaixar por meio de xingamentos que incidem sobre a sua índole.

Ø  Sexual: Estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto, impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçar a mulher a abortar. Limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.

Ø  Patrimonial: Controlar dinheiro, deixar de pagar pensão, destruir documentos pessoais, privar de bens, valores ou recursos econômicos, causar danos propositais a objetos da mulher.

Ø  Físico: espancar, tapas, atirar objetos, sacudir e apertar os braços, estrangular ou sufocar, provocar lesões.

Mas então a pergunta: Como sair de um relacionamento abusivo?

Muitas vítimas sequer sabem que estão vivendo um relacionamento assim, por isso a importância de falar sobre o assunto, em briga de marido e mulher se mete a colher sim! Uma vez que a vítima entendi que está num relacionamento abusivo ela precisa procurar ajuda, um amigo, um parente e em casos extremos a Delegacia de Defesa da Mulher de sua cidade ou mais próxima.

Existe a Lei Maria da Penha na qual tem um caráter preventivo (previne determinadas violências) e assistencial (assistência as mulheres que sofrem violência).

Há quem diga que o número de casos aumentou devido as divulgações de informações, porém podemos afirmar que a o número de violência e abusos sempre foi alto, a diferença é que hoje existe a internet que usada de forma benéfica pode contribuir para que as mulheres ou vítimas desse tipo de violência possam identificar e assim pedir ajuda para sair dessa situação.

Relacionamentos abusivos são um problema de ordem social e de saúde pública.

Caso você tenha se identificado com alguma parte desse texto, saiba que você não está sozinha e pode pedir ajuda por meio do número 180 ou se estiver na cidade de Arujá a Delegacia de Defesa da Mulher tem uma parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) através do número 153.

Sua vida importa! Lute por ela!