FB Instagram
Vamos Falar Sobre Drogas?

Vamos Falar Sobre Drogas?

Por Alex Silveira

Gerente

Muitas pessoas associam a palavra drogas às coisas ruins, por exemplo: “Que droga deu errado!”, “machuquei meu dedo, que droga!” etc. Quando na verdade a droga não é boa, nem ruim, tudo irá depender da finalidade do uso. O termo tem origem na palavra francesa drogue, que supostamente é proveniente da expressão neerlandesa medieval, atualmente conhecida como (holandês) que significa tonéis secos e por nominalização drogue passou a significar o produto seco.

 A OMS (Organização Mundial da Saúde), utiliza a palavra droga para se referir a qualquer tipo de substância que seja capaz de alterar uma ou mais funções do organismo, podendo ter alterações fisiológicas e/ou mentais. Uma forma de pensar sobre o que pode ser bom ou ruim foi pronunciada pelo médico e físico suíço-alemão Paracelso, no século XVI, denotou que “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose” sendo aplicado em muitas situações do nosso cotidiano, pois tudo que se consome em excesso pode também se tornar venenoso.

Há vários tipos de drogas, que podem ser encontradas tanto de forma lícitas (forma legal, dentro da lei), como ilícitas (ilegal). Há uma classificação chamada de psicoativas, ou seja, são aquelas drogas que atuam no sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal), nesta classificação de drogas, algumas possuem alto índice de gerar dependência, chamadas de psicotrópicas (tropismo = ter atração), psicotrópicas = psiquismo + ter atração, são drogas que aumentam o risco para desenvolver dependência química. Outra classificação das drogas psicoativas é pelo efeito que causam, neste caso são divididas em três tópicos:

ü  Drogas estimulantes do sistema nervoso central - são substâncias que aumentam a capacidade física, aumentando o estado de alerta, diminuindo sono e apetite, pois estas substâncias são capazes de acelerar o funcionamento cerebral. Algumas destas drogas são: Cocaína e seus derivados como Crack, Merla; Anfetaminas e derivados Anfetamínicos – conhecidos pelo efeito de emagrecer, entre outros.

ü  Drogas depressoras do sistema nervoso central – são substâncias que diminuem as atividades do organismo, reduzindo a capacidade intelectual, atenção e concentração, pois “desliga” o indivíduo, uma vez que estas substâncias diminuem atividade do cérebro. Algumas destas drogas são: Ansiolíticos (tranquilizantes); Sedativos (calmantes); o Ópio e a Morfina (sedativo e anestésico); Inalantes ou Solventes (colas, tintas, removedores); Barbitúricos (soníferos); Etanol entre outros.

ü  Drogas perturbadoras do sistema nervoso central – conhecidas também como alucinógenas, pois alteram a percepção e o pensamento causando delírios e alucinações. Estas substâncias são capazes de modificar a qualidades das atividades cognitivas, passando a funcionar de forma anormal. Algumas destas drogas são: Maconha, LSD 25, Ecstasy, Ayahuasca entre outras.

Cada tipo de droga interfere de um modo específico no sistema nervoso central, levando em consideração que o processo de interferência no organismo também depende da particularidade e resistência de cada pessoa. Nos próximos capítulos explicaremos as particularidades de cada tipo de drogas e seus efeitos no organismo.

 

 

 

Alex Silveira

Psicólogo Clínico

CRP 06/121890