FB Instagram
Transtornos sexuais

Transtornos sexuais

Por Alex Silveira

Gerente

Os problemas sexuais são decorrentes de questões físicas e psicológicas, uma vez que causas físicas afetam o estado psicológico ao passo que questões psicológicas também interferem no rendimento físico. Quando o problema sexual é de causa psicológica, a pessoa desenvolve pensamentos negativos sobre o sexo, apresentando medo de não conseguir fazer sexo ou de não ser suficiente para outra pessoa.

Não há uma idade específica para este tipo de problema, podendo atingir tantos jovens, quanto adultos, contudo, é importante observar o período que está ocorrendo, pois alguns casos ocorrem em períodos curtos e tendem a desaparecer espontaneamente.

Geralmente, quanto as causas psicológicas podem ocorrer por estresse, problemas no relacionamento, fadiga e/ou exaustão, expectativas de vida sexual divergentes, ansiedade, depressão, falta de concentração na hora da atividade sexual e outros, trazendo problemas sexuais como por exemplo dificuldade em manter ereção, ejaculação precoce, ausência do orgasmo (anorgasmia), vagina seca e dificuldade para fazer a penetração (vaginismo) e dor durante a penetração (dispareunia) e outros. No CID -10 (Classificação de transtornos mentais e de comportamento) esta catalogado com a sigla F52 Disfunção sexual, não causado por transtorno ou doença orgânica, no catálogo inclui: F52.0 Falta ou perda de desejo sexual, F52.1 Aversão sexual e falta de prazer sexual, F52.2 Falha de resposta genital, F2.3 Disfunção orgásmica, F52.4 Ejaculação precoce, F52.5 Vaginismo não orgânico, F52.6 Dispareunia não orgânico, F52.7 Impulso sexual excessivo, F52.8 Outras disfunções sexuais, não causadas por transtorno ou doença orgânica e F52.9 Disfunção sexual, não causada por transtorno ou doença orgânica, não especificada. Há também outras classificações como N94 Dores e outras condições associadas aos órgãos genitais feminino e ciclo menstrual.

Para todos os itens citado como causas não orgânicas, geralmente são processo de pensamentos mal adaptados que se cria e pode atuar de forma negativa na hora de se ter a relação sexual. Outras causas podem ser uso de drogas sejam elas lícitas ou ilícitas como álcool, tabaco, maconha e outros, muitas vezes usado como medicações para emagrecimento e como efeito colateral pode surgir a perda da libido e outros sintomas. Outro fator comum é a obesidade que pode causar impotência sexual devido as alterações hormonais. Em todos os casos, quando não há satisfação ou a relação sexual tem se transformado de momentos prazerosos para transtornos deve-se procurar um especialista para ajudar a reativar as relações sexuais de forma satisfatória, colaborando para ter melhor qualidade de vida.

 


Alex Silveira

Psicólogo Clínico

CRP 06/121890