FB Instagram
Transtornos de Personalidade - Narcisísmo

Transtornos de Personalidade - Narcisísmo

Por Alex Silveira

Gerente

 

O termo deriva da mitologia grega que conta a história do nascimento de uma criança muito linda, chamado Narciso, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Devido a sua beleza, sua mãe Liríope consultou um sábio para saber se seu filho viveria por muito tempo. A resposta do sábio foi sim, desde que ele não veja seu próprio rosto. Narciso cresceu e se tornou caçador, ele era tão belo que todas as garotas queriam casar-se com ele, porém achava que nenhuma delas seria boa o suficiente para merecer seu amor. Narciso foi atraído por uma garota até uma fonte para beber água e quando se abaixou, apaixonou-se pelo seu reflexo na água, ficou encantado, paralisado e acabou morrendo. (em algumas vertentes da história diz que morreu afogado ao tentar tocar em sua imagem refletida na água). A história nos conta a tragédia causada do excesso de autoamor, este termo foi atribuído a psiquiatria por volta do século XIX e posteriormente a psicanálise, sendo então direcionado como transtornos psicológicos, uma vez que o narcisismo é o excesso do amor voltado a si mesmo ou a sua própria imagem, como característica inclui opiniões muito elevadas sobre si mesmo, desdenhando ou inferiorizando os outros, podendo apresentar prepotência, arrogância e falta de empatia, geralmente há uma necessidade de reconhecimento e admirações. Estas características são comuns em adolescentes, porém ao decorrer dos anos se diminui conforme a maturidade da vida adulta.

O narcisismo é um transtorno psicológico catalogado pela classificação de transtornos mentais e comportamentais CID 10 - F60.8 inclui: personalidade (transtorno) excêntrica, tipo haltlose, imatura, narcisista, passivo-progressiva e psiconeurótica, uma vez que estes padrões de comportamentos podem ser instáveis, alterando significativamente como o indivíduo se relaciona com as outras pessoas, como percebe, pensa e sente o mundo ao seu redor. O transtorno se apresenta geralmente no início da fase adulta, sendo mais comuns em sexo masculino do que feminino, podendo também estar acompanhado de outros fatores como uso de substâncias ilícitas, anorexia e outros, afetando de forma significativa seu convívio social.

O transtorno pode ser diagnosticado por psicólogos ou psiquiatras, de acordo com os sintomas ou indicadores apresentados pelo paciente.

Geralmente o tratamento ocorre somente com psicoterapias, porém há casos que se faz necessário o uso de medicações concomitante aos atendimentos psicológicos, para servir como auxiliar diminuindo os sintomas de ansiedade, depressão e outros.

 

 

Alex Silveira

Psicólogo Clínico

CRP 06/121890